Todos os eventos relacionados com a pastorícia despertam o natural interesse do Grupo Lobo, que naturalmente considera que a conservação do lobo apenas se consegue com o envolvimento de todos os interlocutores que integram o ecossistema atual do lobo em Portugal. Neste sentido, o diálogo com as comunidades de pastores é fundamental, em virtude da dependência alimentar dos lobos pelos animais domésticos, devido à escassez das suas presas naturais (cervídeos). Por este motivo, o Grupo Lobo não podia deixar de estar presente nesta primeira edição do Encontro de Pastores, que teve lugar a 27 de agosto em Alpedrinha. Nesta iniciativa do Canil d'Alpetratínia, em colaboração com a Fundão Turismo e a Freguesia de Alpedrinha, e integrada no Chocalhos 2011, estiveram presentes diversos pastores e canicultores.