Como vem sendo hábito, o Grupo Lobo associou‑se ao Clube do Cão de Castro Laboreiro na organização de mais um passeio na Serra do Alvão, dedicado à observação de cães de gado da raça Cão de Castro Laboreiro. Este passeio, que teve lugar a 17 de abril, foi desenvolvido pela empresa Natuga , e permitiu aos participantes contactar com o mundo rural, nomeadamente com o trabalho diário dos pastores, no maneio e proteção das cabras da raça Bravia que constituem a maioria dos rebanhos da região, bem como com a utilização dos cães de gado, com destaque para o apoio fornecido pelo Grupo Lobo no âmbito do seu Programa Cão de Gado. Foi uma oportunidade para conhecer melhor umas das áreas protegidas mais bonitas do nosso país, o Parque Natural do Alvão, onde a natureza e a ruralidade se conjugam, dando origem a paisagens de grande beleza. Ao almoço houve oportunidade para degustar uma grande variedade de produtos da gastronomia local, numa tasca de aldeia na montanha. Durante a visita ao Fojo do lobo, na Samardã, antiga armadilha monumental em pedra que nos relembra a perseguição sem tréguas a que o lobo esteve sujeito, houve ainda tempo para refletir sobre a importância da conservação do lobo, predador ameaçado que ainda sobrevive nestas serranias.
https://pt‑pt.facebook.com/Clube‑do‑Cão‑de‑Castro‑Laboreiro‑331916264404/