Este Fórum dedicado aos cães de gado, organizado pela Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, decorreu na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, de 2 a 3 de novembro. No primeiro dia teve lugar uma aula aberta para os alunos e professores da Escola Agrária. A história dos cães gado, da sua utilização tradicional e a da importância atual na conservação dos predadores ameaçados, como seja o lobo‑ibérico em Portugal, bem como os principais resultados do Programa Cão de Gado, com destaque para os obtidos no Projeto LIFE MedWolf, foram o tema de uma das palestras convidadas. No dia seguinte, foi organizado um encontro com produtores envolvidos no Programa Cão de Gado, que usam cães de gado da raça Cão da Serra da Estrela, e canicultores desta raça, que pretendeu promover a troca de experiências e conhecimento sobre o uso e manutenção destes cães em diferentes contextos. Estiveram presentes cerca de 20 participantes, incluindo criadores de gado, canicultores e veterinários.