A convivência dos cães de gado com os turistas que passeiam por zonas de pastoreio do gado, é uma questão que começa a colocar‑se cada vez mais, também em Portugal. Por forma a conhecer melhor esta temática em Espanha os técnicos do Grupo Lobo estiveram presentes nas jornadas "Rebanhos, Mastins e Usos Compatíveis: Trabalhando em Harmonia". Estas Jornadas, organizadas pela WWF Espanha no âmbito do Projeto LIFE EuroLargeCarnivores, decorreram em Guadalajara (Espanha) a 13 de novembro. Foram discutidas formas de melhorar essa convivência, como sejam medidas para gerir o turismo que invade o território dos cães que guardam os rebanhos e manadas, questões legais relacionadas e o cuidado a ter na gestão dos cães e do gado, para além de uma maior sensibilização da sociedade em geral.