Tendo como mote o contributo dos cães de gado para a conservação do património natural, em que se inclui o lobo, mas também as raças autóctones de gado e de cães associadas ao pastoreio extensivo e, naturalmente, a paisagem, foi apresentada nas Jornadas Europeias do Património uma palestra sobre o Programa Cão de Gado. Nesta palestra que focou os principais resultados e impactos do Programa, deu‑se ainda destaque à utilização tradicional dos cães de gado, nomeadamente nos rebanhos comunitários que então abundavam na região, em que eram chamados de cão do povo ou cão da vigia. Na palestra, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Castro Daire a 28 de setembro, estiveram presentes também produtores da região, participantes no Programa Cão de Gado.