A convite dos organizadores foi proferida uma palestra sobre a origem, o comportamento e a funcionalidade dos cães de gado, incluindo a apresentação de resultados do Programa Cão de Gado, desenvolvido pelo Grupo Lobo desde 1996. Esta palestra foi realizada no Fórum Comportamento Animal destinado a donos e criadores de cães e a juízes, organizado pelo Clube Português de Canicultura, que decorreu no Estoril, no dia 1 de abril.