Alguns Cães da Serra da Estrela da variedade de pelo curto, inseridos no Programa Cão de Gado, foram fotografados por Carlos Pimentel para a CÃOstelação – Exposição de Fotografia sobre o Cão da Serra da Estrela. Esta exposição, da responsabilidade do Canil d'Alpetratínia e que contou com o apoio do Grupo Lobo, pretende divulgar as várias vertentes funcionais e aptidões da raça, desde a proteção de gado até à guarda e companhia. A inauguração da Exposição, integrada no Chocalhos 2011, teve lugar dia 28 de agosto no Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha. No seu périplo pelo país, a exposição passou também pelo Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, em cuja inauguração, a 20 de novembro, esteve presente uma cachorrinha com apenas 2 meses de idade.