No âmbito da Semana Verde Europeia, foram realizadas diversas atividades que tiveram como tema principal a utilização dos cães de gado como uma medida eficaz para a diminuição dos prejuízos causados pelo lobo, contribuindo assim para a efetiva conservação deste predador. Uma das ações desenvolvidas no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico foi a realização de sessões de esclarecimento, destinadas aos visitantes, sócios do Grupo Lobo e padrinhos de lobos residentes. As apresentações pretendiam informar sobre o Projeto LIFE COEX, a complexidade da conservação do lobo e a aplicação de métodos eficazes de prevenção dos prejuízos, tais como a utilização de cães de gado de qualidade e corretamente educados. Em algumas das sessões esteve presente um exemplar da raça Cão de Castro Laboreiro, uma cadela cão de gado integrada pelo Grupo Lobo num rebanho de cabras na região de Vila Pouca de Aguiar. As sessões decorreram nos dias 27 de maio e 8, 11 e 17 de junho, tendo envolvido cerca de 35 jovens e 40 adultos. A Semana Verde pretende alertar os cidadãos europeus para a importância da conservação das espécies e dos habitats existentes na Europa e este ano teve como tema a Biodiversidade.