A convite dos organizadores, dois investigadores do Grupo Lobo participaram na Tertúlia na Aldeia, inserida no Festival Vozes de Magaio, organizado pela Associação Aldeias de Magaio e Binaural/Nodar, que teve lugar na Serra da Arada no dia 23 de julho. Na Tertúlia, destinada a pastores, habitantes locais e visitantes, foi discutida a presença do lobo na região, esclarecidos alguns mitos sobre a bio‑ecologia deste predador, bem como os impactos no gado e ainda feita uma breve apresentação do Programa Cão de Gado. Em consequência desta apresentação, alguns pastores mostraram interesse nos cães de gado, tendo sido discutida a possibilidade de integrar cães no rebanho comunitário da aldeia por forma a diminuir os elevados prejuízos causados pelo lobo.