Como ajudar

A importância da divulgação do Cão de Castro Laboreiro e a estreita colaboração mantida com o Clube do Cão de Castro Laboreiro , foram os motivos que moveram mais uma participação do Grupo Lobo com exemplares desta raça na 1ª Exposição Canina Especializada do Cão de Castro Laboreiro. Esta Exposição, que decorreu em simultâneo com a 2ª exposição Canina Nacional de Arcos de Valdevez, teve lugar a 3 de outubro e foi organizada pelo Clube do Cão de Castro Laboreiro com o apoio da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL) e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Devido a problemas de saúde, infelizmente mais comuns em cães de gado que, em virtude da sua função, estão sujeitos aos mais variados riscos, apenas foi possível a participação de 4 dos 6 exemplares inscritos, integrados pelo Grupo Lobo em rebanhos de cabras e/ou ovelhas nas Serras do Alvão e do Barroso. A Fenisca (Bracara) ficou em 3º lugar na classe de Cachorro, com a classificação de Bom, em virtude de se recusar a movimentar‑se, pois tratou‑se da sua estreia nestes eventos. O Leão (CoimbroGLII) ficou em 1º lugar na classe Intermédia, obtendo a classificação de Excelente e o C.A.C., tendo sido considerado o 2º melhor macho. A Pitucha (IberiaGL) e a Pomba (PadrelaGL) ficaram classificadas em 3º e 4º lugares, respetivamente, na classe Aberta, obtendo a classificação de Excelente. Esteve ainda patente uma Exposição Itinerante do Grupo Lobo, com diversos painéis focando a bio‑ecologia do lobo‑ibérico e a problemática da sua conservação, bem como a utilização dos cães de gado e os cuidados a ter na sua educação e manutenção.

Clube do Cão de Castro Laboreiro