Em mais uma iniciativa da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) o Grupo Lobo pretendeu reunir diferentes vozes, num debate aberto de discussão de ideias, representativas dos mais variados grupos de interesses: desde biólogos que trabalham na conservação do lobo há várias décadas; passando por canicultores interessados na temática e na conservação das raças caninas nacionais; até pastores que nesta noite desceram da Serra da Estrela e vieram até ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Desde o confronto de ideias e de histórias sobre lobos até à situação económica e social nacional, todos os temas foram bem vindos, numa noite inesquecível que se prolongou até às primeiras horas da madrugada.