Consignação do IRS
Um donativo sem custos!
NIF 501 651 713 – doe-nos 0,5% do seu IRS
Apoie os projetos de conservação do lobo-ibérico através da doação de 0,5% do seu IRS.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) permite, desde 2001, que os contribuintes utilizem o seu imposto para apoiar entidades de cariz social, ambiental ou cultural, através da consignação do IRS e/ou da consignação do IVA. As entidades elegíveis para receber as referidas consignações constam de uma lista elaborada, anualmente, pela AT.
A consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do imposto a favor do Estado para uma entidade. E sem qualquer custo: num cenário de reembolso não recebe menos e num cenário de imposto adicional, não paga mais.
Desde 2019, a consignação do IRS e do IVA pode ser efetuada em dois momentos: até 31 de março, antes da época de entrega do IRS, e entre 1 de abril e 30 de junho, durante o período declarativo.
- Até 31 de março
Aceda ao Portal das Finanças e siga os seguintes passos:
1º Escolher a opção “Comunicação do agregado familiar/entidade a consignar”
2º Clicar em "Entidade a Consignar"
3º Selecionar a entidade a consignar. Neste passo pode colocar logo o NIF do Grupo Lobo 501 651 713 ou fazer pesquisa em "Filtrar por" e procurar "GRUPO LOBO - Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema"
4º Clicar em "Submeter"
- De 1 de abril a 30 de junho
A seleção da entidade pode ser efetuada no IRS Automático (consignação efetuado na área "Pré-liquidação") ou na declaração de rendimentos (Modelo 3, Quadro 11). Em qualquer dos casos é necessário assinalar o Campo 1102, e assinalar a consignação do IRS e/ou IVA.
Segundo a legislação em vigor, cada cidadão pode decidir qual o destino a dar a 0,5% do IRS que lhe é liquidado. Esta ação não tem custos para o contribuinte: 0,5% são retirados do imposto total que o Estado liquida, e não do que será devolvido ao contribuinte, caso tenha direito à restituição de IRS.
Seja solidário com a conservação da natureza. A sua consignação pode fazer a diferença e os lobos agradecem.