Distribuição
O lobo distribuía-se por todo o Hemisfério Norte, à exceção do Norte de África, vivendo em diferentes habitats: as zonas geladas do Alasca, a tundra da Sibéria, as florestas da América do Norte e da Eurásia, e as regiões semi-desérticas da Arábia.
Atualmente a sua área de distribuição está muito reduzida. Na Europa as populações lupinas encontram-se, geralmente fragmentadas em núcleos pequenos, estando as maiores populações nos países de Leste. Também na América do Norte e Central se verificou uma grande diminuição da população de lobos.
Nos últimos anos, na Europa Central, a população lupina aumentou em número e em área de distribuição, voltando a recolonizar áreas de onde havia desaparecido. Lobos dos países de Leste expandiram-se para Oeste (Alemanha e República Checa) e os lobos de Itália migraram para Norte (Suíça, Áustria e França).
Esta situação resulta da mudança das atitudes públicas para com o lobo e da alteração da ocupação do território pelo Homem.
Também no Leste dos Estados Unidos da América, nas regiões fronteiriças com o Canadá, se verifica atualmente uma expansão da espécie.
O último censo a nível mundial realizado em 1998, refere a presença de lobo em 43 países: em 83% destes o número de lobos é estável ou tende a aumentar, e em 17% o número de lobos está a diminuir.