Comunicados de Imprensa

2018

6 de agosto de 2018
Pelo menos 55% da área da Península Ibérica é favorável à ocorrência de lobo, mas só 21% é ocupada por esta espécie - Investigadores explicam porquê! Ler aqui.

2017

3 de outubro
O Projeto LIFE MED-WOLF está a chegar ao seu término. Um esforço conjunto inédito, integrando organizações portuguesas e italianas de natureza agrícola e ambiental, entidades estatais e centros de investigação. Ler aqui.

24 de fevereiro
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e o Grupo Lobo apresentam a exposição "Reis da Europa Selvagem – os nossos últimos grandes carnívoros" e convidam os senhores jornalistas a estarem presentes na sessão de inauguração no dia 2 de março, às 18H00. Ler aqui.

2016

27 de outubro
O IV Congresso do Lobo-Ibérico. Ler aqui.

27 de maio
 
Ponto de situação do projeto Life Med-Wolf. Ler aqui.

1 de fevereiro
Projeto Med-Wolf apresenta os primeiros resultados a quem lida com o lobo. Ler aqui.

2015

26 de outubro de 2015
O filme da campanha de crowdfunding do Grupo Lobo “Don’t Let Our Wolves Become Homeless – Last Push” recebeu o 1º lugar dos prémios Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, na categoria Ecologia e Biodiversidade, no passado dia 23 de outubro, em Vila Nova de Gaia.
Leia este Comunicado na íntegra aqui.

21 de outubro de 2015
Cães de Gado trazem cientistas de três continentes a Portugal. Alguns dos maiores especialistas mundiais em cães de gado estiveram em Castelo Branco, no encontro “LGDs – From tradition to modernity: How to assess, improve and innovate” (Cães de Gado – da Tradição à Modernidade: como avaliar, melhorar e inovar.)
Leia este Comunicado na íntegra aqui.

2014

5 de novembro de 2014
No dia 28 de outubro, teve lugar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco a primeira Reunião de Trabalho Ibérica sobre Mitigação de Conflitos com o Lobo, que juntou associações de criadores, autoridades e investigadores, representando mais de uma dezena de instituições directamente envolvidas na gestão do lobo, em Portugal e em Espanha. Ler aqui.

24 de outubro de 2014
Reunião internacional vai congregar investigadores, associações de criadores e gestores relacionados com a agricultura e a pecuária, portugueses e espanhóis, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, a 28 de outubro. O objetivo principal é estabelecer um diálogo construtivo que permita delinear estratégias e lançar pontes para uma melhor convivência com o lobo na Península Ibérica. Ler aqui.

30 de setembro de 2014
No passado dia 27 de setembro, reuniram-se alguns dos mais destacados especialistas portugueses e espanhóis em Castelo Branco, para a primeira reunião do Grupo de Trabalho do Lobo-Ibérico. Ler aqui.

23 de setembro de 2014
A 1.ª Reunião do Grupo de Trabalho do Lobo-Ibérico vai reunir os mais reputados especialistas portugueses e espanhóis na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. O seu objetivo principal é desenhar as estratégias que vão, nos próximos anos, tentar salvar esta espécie ameaçada de extinção. Ler aqui.

21 de julho de 2014
Encontro participativo em Lamas de Mouro para redefinir a coexistência com o lobo. No passado dia 16 de julho, mais de uma dezena de criadores de gado reuniu-se num encontro que resultou em propostas concretas para uma melhor gestão dos conflitos entre as explorações pecuárias – sobretudo de bovinos em regime extensivo – e a presença do lobo. Ler aqui.

16 de julho de 2014
Benjamin Mee, o atual dono do Zoo de Dartmoor, em Inglaterra, visita Portugal com os seus filhos, na sequência de um documentário que estão a filmar para a BBC, centrado no lobo-ibérico. Benjamin foi conhecer alguns dos projetos do Grupo Lobo. Ler aqui.

11 de junho de 2014
Várias organizações Ibéricas, representativas de variados setores da sociedade, exigem um Plano de Ação para a Conservação do Lobo-Ibérico em Portugal, que concilie a salvaguarda desta espécie e das pessoas que com ela diariamente convivem, de forma integrada e participada. Ler aqui.

2013

19 de dezembro de 2013
Mais um caso de abate ilegal de lobo-ibérico, desta vez num dos núcleos populacionais mais ameaçados de Portugal, a sul do Rio Douro. Associações de ambiente, de vigilantes da natureza e do sector cinegético juntaram-se para manifestar a sua insatisfação com a aplicação da Lei do Lobo em Portugal. Ler aqui.

8 de novembro de 2013
As organizações de ambiente emitiram um Comunicado de Imprensa, na sequência do abate da loba “Bragadinha” dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ler aqui.

24 de abril de 2013
Na sequência das últimas notícias sobre ataques de lobo a um rebanho na região da Guarda, Granja do Jarmelo, o Grupo Lobo apresenta a sua opinião . Ler aqui.

4 de abril de 2013
Já arrancou o Projeto LIFE MED-WOLF, sob a coordenação do Grupo Lobo. Um esforço conjunto inédito, integrando organizações portuguesas e italianas de natureza agrícola e ambiental, entidades estatais e centros de investigação. Ler aqui.

2012

25 de julho de 2012
Campanha para a compra do terreno do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Ler aqui.

2011

25 de janeiro de 2011
Prémio Terres de Femmes 2011 - Yves Rocher. Ler aqui.

2010

17 de maio de 2010
Prémio BES Biodiversidade 2010 - Conservar o lobo em Portugal - da teoria à prática. Ler aqui.