Morfologia

Altura ao garrote: entre 60 cm a 70 cm.  

Comprimento total: entre 140 cm e 180 cm.

Lobo biometrias

Peso: macho – 30 - 40 kg | fêmea – 25 - 35 kg

Características morfológicas: cabeça volumosa de aspeto maciço; orelhas rígidas, triangulares e curtas; olhos frontalizados, oblíquos e cor de topázio; membros fortes e robustos. Não têm quinto dedo nas patas traseiras.

                                                        Prado poster                9dia 012

Pelagem: varia do quase esbranquiçado na zona ventral, ao castanho no tronco, passando pelo castanho arruivado no focinho e cinzento na garganta, até às faces. No dorso tem uma lista negra que vai do garrote à cauda. A coloração dos membros varia entre o castanho, o bege e o ocre, exibindo longitudinalmente, na região dos membros anteriores, listas negras muito bem definidas. A pelagem varia sazonalmente, apresentando-se mais comprida, densa e cinzenta no inverno, e curta, escassa e acastanhada no verão. 

 

 

 

 

 

 

O lobo é um mamífero de grande porte, sendo actualmente o maior canídeo selvagem.

A espécie é caracterizada por uma cabeça volumosa, de aspecto maciço, com orelhas rígidas e triangulares, relativamente curtas e pouco pontiagudas. Os olhos são frontalizados, oblíquos, em relação ao focinho, e cor de topázio.

O lobo ibérico é, de entre as subespécies de lobo, a que apresenta menores dimensões e peso ( altura ao garrote - 70 cm; peso - 25 a 40Kg).

lobo iberico 7Caracteriza-se por possuir uma pelagem castanho amarelada no tronco. O focinho, ruivo com tons intermédios entre o canela e o amarelo canela, apresenta uma região mais clara, em tons de branco sujo, que parte obliquamente da garganta até ao ângulo externo do olho. O dorso é marcado por uma lista negra, que se estende do pescoço à cauda.

lobo iberico 8Os membros são fortes e robustos, com uma coloração entre o castanho e o bege, internamente, e o castanho e o ocre, externamente. Para além disso exibem, longitudinalmente, na região anterior, uma lista negra muito bem definida, que é mais visível no Inverno. O restritivo específico signatus foi atribuído com base nesta característica (do latim signatus - expressivo).

A pelagem de Inverno apresenta tons mais escuros que a pelagem de Verão.