• Grupo Lobo
  • Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

Logo CRLIO Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) foi criado pelo Grupo Lobo em 1987 com o objetivo de providenciar um ambiente, em cativeiro, adequado para lobos que não podem viver em liberdade: animais vítimas de armadilhas, de cativeiro ilegal, de outros parques e jardins zoológicos e, ainda, outros que já nasceram no Centro, preservando a diversidade genética do lobo-ibérico. 

O CRLI ocupa 17 hectares de terreno, num arborizado e isolado vale. Situa-se na freguesia do Gradil, no concelho de Mafra, a cerca de 30 Km a Norte de Lisboa. As povoações mais próximas (a cerca de 1,5 Km) são o Picão e o Vale Guarda. 

O bem-estar dos lobos é uma das principais preocupações, pelo que as atividades desenvolvidas assentam numa filosofia subjacente a um santuário, dando aos animais condições semelhantes às do seu habitat e reduzindo a perturbação humana. Neste Centro é desenvolvido um programa cientifico-pedagógico que possibilita a realização de estudos científicos e de ações pedagógicas que informam o público sobre a bio-ecologia e o comportamento do lobo, os perigos que enfrenta e a importância da sua conservação.

A observação de lobos em ambiente seminatural, proporciona oportunidades únicas e ideais para o desenvolvimento de ações de sensibilização ambiental relacionadas com a temática da conservação deste predador, e com a biodiversidade em geral. 

Para obter informações sobre as condições de visita clique aqui.

 Tess